O mundo conta, atualmente, com o maior grupo geracional na faixa etária de 16 a 25 anos da história da humanidade. A geração de empregos para jovens se tornou um dos grandes desafios de gestores privados e caminha para ser um dos três principais problemas apresentados nos países da América Latina. O McDonald’s, o maior gerador do primeiro emprego no Brasil, criou um programa para apoiar os jovens em sua primeira jornada de trabalho.
“Os jovens vivem o desafio atual de aprender fazendo, enquanto trabalham”, afirmou hoje (04/12), Lyana Latorre, Diretora Sênior de Responsabilidade Social Corporativa da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina, durante o “1º Fórum Acreditamos nos Jovens”, no auditório do MUBE, em São Paulo.
A empresa desenvolveu um programa que orienta os jovens desde o processo de como se candidatar a um posto de trabalho, se preparar para o relacionamento profissional com colegas de empresa, abertura de conta bancária e entender como compatibilizar seu planejamento profissional aos anseios pessoais.
Mesmo permaneça por um curto período na organização, o jovem recebe também cursos de qualificação (por exemplo, em Gastronomia, Formação em carreira em TI) e se prepara até mesmo para o empreendedorismo.
O McDonald’s conta com 2,5 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. Atualmente, mais de 90% do quadro de funcionários, o equivalente a 40 mil pessoas, tem faixa etária entre 16 e 25 anos. Metade está em sua primeira experiência profissional.
No “1º Fórum Acreditamos nos Jovens”, será apresentada pesquisa inédita sobre como pensam e sentem os “millennials” em relação ao mercado de trabalho e ao futuro. O levantamento, inédito, ouviu 1,8 mil pessoas em cinco países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru) sobre a mentalidade, as inquietudes e as aspirações desse relevante grupo social.